domingo, 17 de fevereiro de 2013

Um pouco mais sobre Cultura

Oi queridos!!

Acho que não tenho dado muitas informações sobre como é a vida por aqui. Então, pra quem um dia pensa em visitar a África, ou apenas tem curiosidade, aí vão algumas informações bem relevantes sobre a vida aqui em Douala:

Preços:
Camarões é uma das cidades mais caras do mundo! SIM! O preço das comidas aqui equivalem aos preços de Porto Alegre, que são bastante elevados. Porém, os trabalhadores aqui ganham muito menos (talvez em torno de 100 dólares). O transporte é extremamente barato, pago 0,80 centavos para ir pro trabalho de táxi e 0,40 centavos se eu pegar uma moto (mas não é muito seguro).
Os mercadinhos de rua são mais baratos que os supermercados. PORÉM não para uma branquela! Pra mim, tudo fica mais caro! Então é melhor eu ir em supermercados, pois o preço é tabelado e não tem enrolação hehehe

Trânsito:
Bom, como comentei anteriormente, não existe qualquer regra de trânsito. A maioria da frota são taxis e motos. Os demais são carros esplendorosos ou carros caindo aos pedaços. Não tem meio termo hehehe
As estradas são realmente perigosas, não possuem iluminação ou sinalização. Em 90% das vezes que fui para outras cidades vi acidentes muito feios! Os carros (caminhões e ônibus) ultrapassam a todo momento, em curvas, em subidas, descidas. Muitas vezes obrigam outros carro a pegarem o acostamento pra não baterem! É muito complicado, mesmo!

Educação:
Aqui existem muitas escolas! As crianças e adolescentes usam uniformes lindinhos. Mas a qualquer hora do dia você vê grupos de estudantes na rua, então eu não sei que horas são as aulas, que horam começam ou terminam. Cada turma tem em torno de 60, 70 alunos e pra controlar essa gurizada é na base da porrada mesmo! Bater com uma vara na mãe, etc...

A outra educação:
No sentido da boa educação, repito que não existe! As pessoas são mau educadas, grossas, tratam-se sem nenhum respeito. Já cansei de ver gente saindo no soco no meio da rua. Porém, comigo em 70% dos casos são gentis, tentam conversar comigo, mas confesso que quando estou sozinha não falo com ninguém. Mesmo que possa existir só boas intenções.

Como é ser uma branca por aqui?
Eles me chamam de: La Blange (A branca), Madmosele, Madame e mais um monte de coisa que eu não entendo (melhor assim). Eu não posso ficar parada dois minutos na rua que alguém sempre vem falar comigo, mas de uma forma que me assusta. Não vejo a hora de voltar a ser uma simples branquela no meio de um monte de branquelos.
No trabalho, meus colegas e clientes sempre são bem agradáveis, procuram saber se estou aproveitando minha estadia e falam francês comigo como se eu entendesse alguma coisa (Isso me irrita! hahaha), mas eu não entendo NADA!

Luz, água e internet!
Isso são coisas básicas, praticamente vitais, certo? Não por aqui!!
Acho que a pior coisa que eu enfrento é não saber se chegarei do trabalho e terei água pra tomar banho, internet pra falar com a minha família ou luz!
Água e luz são cortadas a todo momento... Como a energia provém de hidrelétricas e a água provém dos mananciais, ambos ficam comprometidos com a falta de chuva, e como!! Já fiquei 5 dias sem água. Precisei recorrer a um hotel pra voltar a ser gente. Imaginem!
E quando chego em casa e tem essas 3 coisas, preciso pensar: "O que eu faço primeiro: tomo banho, como, arrumo minhas coisas ou entro na internet?" hahaha. Normalmente tomo banho primeiro. Isso a África me ensinou: "nunca deixe o banho pra depois"!


Bom... e sobre minha semana:
Visitei trocentas empresas no meu trabalho! O que não é exatamente excelente, pois eles só falam francês entre si, portanto eu não entendo nada das negociações. Mas de qualquer forma, a experiência é sempre válida.
Esse foi o último findi da Mayra e quinta passada a Fe também foi embora. Agora fica só eu e a Sílvia (separadas por 6h de viagem). Então aproveitei meu tempo com as meninas!
A Fe, lindíssima e maquiada rumo ao aeroporto de Parisss!

Eu e a May comendo um sorvetinhoo!

Eu e a May entramos ontem num dos melhores hotéis aqui de Douala e caminhamos a vontade por todo o hotel e NINGUÉM nos barrou, hohoho! Aposto que é porque somo brancas! Voltarei lá para me esbaldar no bar e ler um livro com a brisa da piscina =D


Bom, e hoje fomos no que posso chamar de "Parque Marinha de Douala". Uma Farofada! Mas tínhamos uma bela vista do Porto de Doula!





Acho que é isso pessoal! Após um post bem extenso, agradeço a atenção!

Excelente semana a todos! E amanhã começo minha sexta semana por aqui!







2 comentários:

  1. Oi Nathalia!
    Eu também estou na África, na Tunísia. Entendo um pouco o que você sente! Vou adicionar seu blog aos meus indicados,ok?
    O meu é
    www.troqueitudopelomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que showww!! Eu vi que você recém chegou aí né? Como está a adaptação? Beijoss

    ResponderExcluir