segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

3a semana completa!!


Oláaa!

Esse final de semana eu fui pra Limbe visitar a Sílvia. Estava com muitas saudades dela e tínhamos uma programação para irmos para a praia. Cheguei lá na sexta feira à noite. Acho que estávamos entre umas 25 pessoas (locais e intercambistas) em uma casa com 3 quartos.

Sábado no final da tarde fomos pra Seme Beach e ficamos em um Hotel! Eu e a Sílvia alugamos um quarto SÓ PRA NÓS DUAS com: ar condicionado, cama confortável, banho quente, banheiro limpo e tudo mais que se tem direito. Comemos uma bela janta e tomamos um baaaita café da manhã. Tudo aparentemente tão normal. Mas acreditem, aqui isso é muito mais do que luxo! Minha melhor noite em 3 semanas!




E no sábado pela manhã aproveitamos a praia, tomamos banho de mar e lagarteamos no sol. Depois de tarde voltamos pra casa da Sílvia. Obs: a casa as Sílvia é no topo do morro. Senti como se estivesse na favela. Aqui em casa eu já me sinto na favela do alemão, mas na casa dela me senti como a rainha da favela do alemão ahahahaha Lá não tinha água então buscamos água em uma fonte que tem lá em baixo do morro. Não foi fácil subir a lomba com 20L de água no lombo. Mas se essas crianças conseguem, não podemos fazer fiasco, né?

E esse é o jeito de carregar os bebês por aqui!! Haja coluna!!


No final do sábado, voltei espremida numa van, com n sei quantas muitas pessoas. E quando cheguei em casa, também não tinha água. Tomei banho de baldinho pra tirar do meu corpo o bodum da galera!

Fazer um intercâmbio por si só já não é nada fácil. Fazer um intercâmbio em um lugar onde não tem qualquer condição de higiene, estrutura física e onde ninguém sabe quando teremos água, luz e internet, é muito mais complicado.

Eu nunca sei se quando eu chegar do trabalho terá água para tomar banho. Nunca sei se no meio de uma conversa com minha família no Skype vai faltar luz, ou a internet vai cair... E quando isso acontece, eu nunca sei quando vai voltar.

Por exemplo, estamos sem água desde sexta feira passada (em Doula inteira e Limbe). E em duas ocasiões a água voltou por meia hora, e deu. E a internet é uma incógnita. Hoje cheguei do trabalho e ela demorou 4 horas pra voltar.

Isso desestrutura qualquer pessoa! É preciso se esforçar muito pra manter o bom humor e manter a convicção da minha missão nesse intercâmbio. Muitos dos intercambistas que estão aqui (de todas as nacionalidades) estão pensando em remarcar suas passagens. E não é à toa! É complicado demais!

Então, vou falar pra vocês o que eu gostaria de ter ouvido antes de vir pra cá. Se estiveres pensando em fazer um intercâmbio na África, prepara-se pra algo muito maior do que um choque cultural e tomar banho frio. Esteja preparado pra viver no limite: da higiene, da paciência, da coragem, da força... Tenha certeza da sua determinação e do motivo que te leva pra África. Se não, você voltará na primeira oportunidade!

O lado positivo disso, é que percebemos o quanto podemos ser forte. E não é uma questão de provação. É uma questão de persistência para atingir o seu objetivo. Talvez alguns estejam pensando que estou dramatizando a situação, ou que estou sendo fraca. Mas apenas estou contando a verdade, nua e crua! Então pra quem quer saber como é a África, eu resumo em uma frase: Um lugar para você descobrir quais são os seus LIMITES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário