quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quando o Intercâmbio bate a sua porta!

Só pra não perder o costume da reflexão...

Logo que me deparei com as primeiras dificuldades do meu intercâmbio, me questionei: “O que diabos eu estou fazendo aqui?”, “Por que eu não escolhi um país com mais recursos, com uma cultura mais semelhante, um destino mais barato que possibilitasse que meus pais e meu namorado pudessem vir me visitar?”. Essas perguntas tem uma única resposta: “Por que é assim que tinha que ser!”.

Nada acontece nas nossas vidas por acaso. Podemos pensar em mil motivos. Mas no final, todas as respostas vão convergir pra uma única verdade: Porque eu tenho alguma coisa muito importante para aprender com ESSA experiência. Essa é uma oportunidade que Deus (ou outra entidade no qual você acredita) esta me proporcionando, para que eu viva situações que vão me ajudar muito no modo de enxergar a vida, no modo de tratar as pessoas, na maneira como lido com os problemas e muitas outras.

Um grande amigo me disse uma frase ontem: “É impossível fugir e aprender ao mesmo tempo!”. Isso significa que o amadurecimento, que a alegria cotidiana e que a valorização da vida só serão obtidos através do enfrentamento direto dos problemas! 

Portanto a maneira mais rápida de alcançar a plenitude em um intercâmbio é viver intensamente cada situação!


Então, começando por HOJE! 

Fui a trabalho pra cidade de Limbe. Visitamos a Companhia Nacional de Refino de Petróleo de Camarões! Foi muito legal. E a tarde aproveitamos pra conhecer um pouco da cidade, tomar uma Coca e tirar umas fotos =D


Essa é a entrada da cidade. Limbe é MUITO diferente de Douala. Limbe é calma, cheia de árvores, limpa!!

Aqui estou eu!


Esse é o barzinho na beira do litoral que paramos pra tomar uma Coca! Essa rochas são fragmentos vulcânicos. Na cidade ao lado (Buéa) tem um vulcão =D


E um pouquinho de história: Esse é um dos locais onde os navios recolhiam os escravos africanos pra levar para o Brasil.

Vista da estrada. O que aparece aí na fotos são plantação de "Plant" (pelo que eu entendi). Eles produzem óleo de cozinha a partir dessas árvores.

 
Algumas moradias na beira da estrada...

Nosso amiguinho lagarto. Eles estão por TODAS as partes que vocês podem imaginar: rua, calçada, postes, árvores... As fêmeas são coloridas assim, e os machos são verdes.


E esse final de semana eu vou ir pra Buéa visitar o pessoal que esta trabalhando em um projeto social por lá. Vou sexta e volto domingo. Vou ver a Sílviaa!! =D
Lá não tem internet, então ficarei incomunicável ehehhe

Mil beijos!!!! E obrigada a todos que estão acompanhando a minha caminhada!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Global Village // 2o Findi

Pessoal, 

Não tenho entrado nos últimos dias na internet pois não está funcionando direito. Só o skype funciona, não sei por que (This is Africa). Hoje um amigo da AIESEC compartilhou seu modem conosco e posso postar as fotos! Que sorte!!

Ontem aconteceu o Global Village, aquele evento que eu falei pra vocês no qual os intercambistas compartilham informações e cultura do seu país de origem com o pessoal local. Foi muito legal!! Fizemos negrinho (o pessoa amou), mostramos algumas músicas, distribuímos chaveiros e fitinhas do bomfim.... 


Após a nossa apresentação...

Esse menino estava com a camiseta de Bonito-MS, parece que outro Brasileiro já andou por aqui antes....

 
3 países: 1 festa!

Gauchescas reunidas... Eu, Sílvia, Isa e Daphinie!

Eu e a linda Daphinie!


E depois, consegui tirar umas fotinhos de uma rua que é cheia de comércios... É uma loucura... Só estando aqui pra ter noção do que é isso mesmo...


(Vai uma banana aí??)

.
.
.
.



E gente... não posso deixar de falar. Estou arrasada com a tragédia de Santa Maria. Queria escrever mais coisas sobre a viagem, mas vai ficar pra uma próxima...
A Sílvia, que aparece nas fotos, é de Santa Maria. Ela foi ontem pra outra cidade aqui de Camarões iniciar o projeto dela e eu não tenho certeza se ela já sabe da tragédia. Queria estar com ela agora pra dar um forte abraço!! Meus pêsames à todos amigos e familiares dela! Estamos de luto com vocês! Força!!!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

É Questão de Cultura!

Oi Pessoal!!!

Antes de chegar aqui eu achava que a maior preocupação que eu teria seria a escolha entre passar creme hidratante, protetor ou repelente hahaha Doce ilusão de uma guria de apartamento!!
Já estou aqui há 11 dias e estou me "acostumando". Mas todos os dias ainda fico espantada com a cidade, com as comidas, condições de higiene e tudo mais! E espero que isso continue, pois eu não quero pensar que isso é normal hehehe
E parece meio estúpido falar isso, pois antes de vir eu queria muito VIVER a cultura, esquecer meus costumes e entendê-los. Isso de fato esta acontecendo, percebo o que eles fazem, tento entender o porque, mas tem coisas que, apesar de respeitar, não da pra fazer igual hehehe
1) Por exemplo, hoje eu e a Sílvia fomos ao mercado buscar pães e a senhora pegou nosso pães com a mão, que só Deus sabe quão suja devia estar hehehe
2) O pessoal no meu trabalho não almoça. Eles ficam das 8:30, 9h até as 18h sem comer um farelo! Eu sou a única que almoço!
3) As pessoas, em geral, são muito mal educadas, talvez não seja de propósito, mas simplesmente é assim. Não existe gentileza, ninguém dá lugar pra ninguém no trânsito e eles buzinam pra velhinhas saírem da frente quando estão atravessando a rua!! Eles também não respeitam muito as mulheres.
4) Tem ratos aqui na minha casa, e eles simplesmente dizem que "tudo bem".

Tem muitas coisas bonitas sobre a  cultura aqui também. 
1) Aqui tem muitas escolas e as crianças vestem uns uniformes muito lindos! Cada escola tem uma cor de uniforme. As crianças são lindas e vivem me cumprimentando, passam e ficam rindo. Um dia tomo coragem e peço pra tirar uma foto com elas eheheh
2) As mulheres também vestem roupas típicas muito bonitas, com aquelas estampas africanas! Ou vestem-se com as roupas mulçumanas. Aqui é uns 40% muçulamano e 60% cristãos
Quero muito tirar mais fotos! Mas eu realmente tenho vergonha ahaha
3) Eles tem muitas músicas legais e realmente amam dançar! No trabalho sempre tem alguma música tocando.

E a comida aqui é o mais crítico hehehe
Quando a Sílvia chegou fomos jantar na casa de família que ela está hospedada. Comemos planté (tipo banana), um coisa tipo aipim e uma sopa de peixe (inteiro). E tudo bem apimentado.


E a família que esta hospedando ela é tããão legal!! A "mãe" da casa é sempre muito gentil!
Mas nos últimos dias temos cozinhado nossa comida: massa com molho e sanduíche hehe

E nesse final de semana vai ter a Global Village! É um evento pra mostrar um pouco da cultura do país de cada estrangeiro. Acho que vai ter Brasil (5 brasileiras), China (uns mil e o número esta aumentando... Não sei de onde sai taaanto chinês) e Austrália (Um menino).
Acho que vai ser beem legal! Como tem 3 gaúchas, nosso uniforme vai ser a camiseta do GRÊMIO! Aliás, eles só conhecem o GRÊMIO por aqui :)

E só pra avisar, 11 dias e ZERO picadas de mosquitos! uhullllll \o/

Por hoje é isso pessoal! Amanhã vou tirar fotos dessas coisas que eu falei =D

Mil beijos

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Praticando o Desapego!


Oi pessoal!!

Ontem era aniversário da Mayra e nós fomos a uma sorveteria comemorar. Fomos nós e os 10 chineses que estão aqui. =)


Ontem chegou a Sílvia, outra Brasileira que veio fazer um projeto social aqui. Ela mora bem pertinho da minha casa, então acho que vamos nos ver quase todos os dias. Jantamos ontem na casa de família que ela vai morar e comemos alguma coisa que eu nunca tinha visto e, até agora, não entendi o que é hehehe. É bom termos brasileiras por perto pra nos sentirmos mais em família.

Hoje completo uma semana aqui em Douala. Passou rápido! O intercâmbio não está sendo como eu imaginava. Mas isso é óbvio. A África é um lugar sem recursos (ou com poucas pessoas dominando esse recurso), e descobri que, apesar de eu não admitir, eu sou extremamente apegada aos confortos que eu tinha em casa e a segurança de ter tudo “sob controle”.  E é muito bom ter esse controle. É fácil falar para sempre se desafiar e sair da zona de conforto, mas não é tão simples por isso em prática.

Mas, se pararmos pra pensar, “ter o controle” é uma ilusão. O poder é uma via de duas mãos. Você tem o poder sobre a situação, mas a situação também tem poder sobre você. Quando você se vê em uma nova situação, no qual você não domina nada, não sabe como resolver e não tem seus amigos e familiares pertinho pra te dar um apoio, você perde o chão. E essa não é uma agradável situação. E nesse momento, se você tem escolha, você volta imediatamente pra a antiga situação.

Por exemplo, quem faz intercâmbio, sente um forte desejo de voltar para casa, para o conforto de casa, o carinho dos pais e namorados, enfim, para aquilo que ele conhece e sabe que é bom (ou que agora se deu conta do quanto é bom). Mas se deixar esse pensamento tomar conta, talvez deixe de viver uma experiência que reserva muitas coisas boas. Mas para vivê-las, é preciso desapegar do controle, do poder, e viver cada dia recebendo o que ele tem a lhe oferecer.

Por isso, percebo que a primeira lição que a África tem a me oferecer é o desapego. O desapego de tudo que eu tinha como certo e esperar o que o destino reserva de bom pra mim. E quem me conhece sabe, odeio não ter o controle sobre as coisas. É um desafio muito hard. Mas se Deus me colocou nessa situação, é porque ele sabe que eu estou pronta para vivenciá-la.

Queridos, sinto muita saudade de todos! Não é fácil ficar longe de quem amamos.
Um bom início de semana pra todos.

Mil beijos

sábado, 19 de janeiro de 2013

Final de semana chegou!

 Oiii!!

Depois que eu fiz a última publicação ontem, as pessoas aqui da casa começaram a se arrumar pra ir jantar. Uma das meninas estava muito bem arrumada. E eu perguntei mil vezes se era uma festa ou um restaurante e me falaram que era só um restaurante, então eu botei uma calça de abrigo e tênis. Elas falaram pra eu por uma sandália mas eu não quis, porque de noite não dá pra enxergar as poças de esgoto e eu não quero pegar uma pereba no pé... 
Resultado, fomos jantar e depois acabamos em uma festa super chique. E eu de calça de abrigo e tênis hahaha
Dancei um pouco das músicas deles e representei bem o Brasil hahaha Falaram que eu dancei bem.



E hoje estou muito feliz por que eu vi as meninas Brasileiras que estão aqui em Camarões. Passamos o final da tarde até de noite em um restaurante, pra fazer o encontro dos intercambistas que estão aqui em Douala: 4 Brasileiras, uns 8 chineses e um australiano.
Elas moram numa casa um pouco longe da minha. Foi tããããão bom vê-las. Principalmente a Isa que também é de Porto Alegre. Pena que elas vão ficar só 6 semanas.

Na sequência: Fernanda (Foz do Iguaçu), Mayra (Santos - SP), Eu e a Isadora (Porto Alegre). O rapazitcho eu não sei quem é ahahhaha

E esse foi nosso presente de final de tarde. Não tão bonito quanto o pôr do Guaíba, mas ta valendo.

Essa é a vista do restaurante... Bem bonita!

Mas... como nem tudo são flores, olha a sujeira! Depois dessa vista, eu optei por não comer mais peixe aqui. Muito óleo e sujeiras... E é incrível como a população realmente não dá bola pra isso. As gurias flagraram crianças peladinhas tomando banho aí.

Amanhã é aniversário da Mayra. Ela vai comemorar em algum hotel pro aqui. Vou tentar conseguir alguém pra me acompanhar, pois é meio longe da minha casa e eu não quero ir sozinha.
Estava escrevendo o post ao som de Gustava Lima, um dos guris de Douala botou essa música do nada heheh Aqui eles adoram Michel Teló e Gustavo Lima!!

Por hoje é isso pessoal!

Mil beijos. Principalmente pro meu gatão que tem toda a paciência do mundo pra escutar todos meus causos diariamente.



sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

A África como ela é (Parte 2)

Oi queridos!!

Como prometido, segue algumas fotos das ruas aqui da cidades. TODAS as ruas são assim, as avenidas principais tem essa valeta, e as secundárias tem esgoto saindo diretamente das caixas. Eles não tem qualquer tipo de saneamnte meeesmo. E convivem super bem com isso...

Rua em frente a minha casa e a Valeta na frente do meu trabalho...

 
Esgoto da minha casa =D


Hoje eu descobri mais coisas, como por exemplo: Os homens aqui tem quantas esposas eles tiverem condições de sustentar. Totalmente poligâmico. Eles falavam que queriam visitar o Brasil pra conhecer as mulheres, mas quando eu falei que Poligamia no Brasil é crime, eles se apavoraram e desistiram hahaha
As mulheres aqui podem trabalhar, mas assim que elas casam elas largam o serviço para cuidar do marido, da casa e dos filhos...
E sabem q música eu escutei ontem no Táxi?? "Nossa, nossa, assim você me mata!" ahahaha

Sobre o Francês, agora eu estou ensinando português pro meu colega de trabalho, enquanto ele me ensina francês hehehe Nos divertimos hoje com isso...
E sobre o trabalho, acho que vou ter boas oportunidades aqui. Eles não tem muitos técnicos ou especialistas nas áreas ambientais, de qualidade e de segurança do trabalho. Então eu tenho que aproveitar essa oportunidade.

E pra finalizar... Hoje eu meu dia foi melhor... Cada esta sendo melhor do que o outro. A saudade ainda dói muito, mas estou superando isso...

Segue abaixo um texto que eu li do livro, que faz absolutamente muito sentido pra mim agora:

A coragem de confiar - Roberto Shinyashiki

" O medo não pode ser nosso companheiro de viagem. No máximo pode ser uma placa na beira da estrada assinalando uma curva perigosa. Por isso, confie e siga em frente!
(...)
Quando as soluções parecerem impossíveis, olhe para o céu e lembre-se que Deus cuida de você, pense nas pessoas com que você pode contar, POR MAIS DISTANTES QUE ELAS POSSAM ESTAR, e olhe para dentro de si mesmo. Perceba que esse desafio é apenas mais um em sua vida e AVANCE. Vá em frente até presenciar sua vitória."

Muito obrigada por todas mensagens de apoio e pelo carinho dos amigos, familiar e meu super namorado!!



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

África como ela é...

Oi queridos,

Ontem eu não escrevi pois eu estava realmente muito triste, então preferi não postar nada.
Apesar de eu ter pesquisado muito a respeito do país, é muito diferente viver essa realidade.
O esgoto é a céu aberto, temos que desviar do esgoto pra caminhar, tem muito lixo e não há higiene em quase nada.
Em contraste a isso, os presidentes das empresas que eu visitei tem carros como: Hammer, Camionetes Toyota e Mitsubishi (novinhas em folhas), todos ostentam roupas típicas muito bonitas.
E aqui tem muita atividade de petróleo, minas, energia, engenharia... Então podem imaginar que tem bastante dinheiro na mão de poucos.
Porém, o saneamento aqui simplesmente não existe. Falta luz todo dia e agora estamos sem água aqui em casa. Não sei se é política, costume, cultura, falta de recurso... Enfim.
E eles vivem bem assim.

No trabalho estão aparecendo algumas oportunidades bem legais eu acho que vou conseguir aproveitar bastante. Mas também vou ter que me esforçar muito, pois ele me tratam como se eu fosse uma especialista, e na verdade eu tenho muito a aprender. Mas não vou me mixar. Vou pesquisar e passar pra eles o que eu sei.
Hoje expliquei como funciona algumas coisas aqui no Brasil, tipo o aterro sanitário da Sil e uso do gás natural. Agora eles acham que sei tudo sobre isso hehehe

Ontem eu fui num restaurante que fica num hotel, bem bonito. Tinha bastante estrangeiros.


Como dá pra ver nas fotos, é realmente muita desigualdade.

Amanhã vou tirar mais fotos das ruas... Hoje eu esqueci.

Obrigada pelo apoio de todos nesse primeiro momento. Vocês não imaginam como é importante!!
Mil beijos

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

My introduce to Cameroon

Oi pessoal.

Posso dizer que meu dia hoje foi muito bom!
Acordei bem tarde (11 horas aqui). Demorei muito pra dormir ontem, talvez por causa do fuso ou por que eu estava com muita saudade, já.
Depois eu me arrumei e o Franck me levou pra conhecer a empresa que eu vou trabalhar. Gostei muito. Ela é muito mais organizada e tem projetos maiores do que eu imaginava. O meu chefe parece ser muito legal e me lançou o desafio de aprender francês em 6 meses. Oba!
Ele também me falou um pouco sobre os projetos que quer que eu ajude e eu adorei! Amanhã já vamos visitar o um dos clientes dele.

My day was very good! I woke up late because I spent some hours tonigth trying to sleept. I think was because the time zone, or because I miss my family.
I was be introduced to Coprotev, the company that I'm working. My boss is very nice and the company is very good. He introduced me some projects that I probably will work and I liked them very much. Tomorrow we already going to visit a customer.

Depois disso fomos almoçar, e eu tive minha primeira dor de barriga hahaha
Aqui tudo é muito! Eu não consegui comer nem metade do prato, e a água é de 1,5L.
Embaixo desse monte de cebola tinha um frango.


More late we had a lunch and I had my first belly ache. They serve a lot a of food and I couldn't eat even half.


Bom, como eu falei ontem o transito é uma loucura, e tu tem que atravessar a rua se enfiando no meio dos carros. O carros já são todos batidos e tem buzinas o tempo todo.


Reparei também que as mulheres são muito vaidosas, cuidam muito dos cabelos, unhas e se vestem bem! Tem salões de beleza por toda a parte.

The women are too vain. They take great care of their hair, nails, makeup. There are many saloons here.

E por último, essa é a casa que estou vivendo...
Eu queria tirar mais fotos mas eu fiquei com vergonha, pois todos na rua ficam me olhando hehehe


And to the end, this is my house.

Enquanto eu escrevo, continuo tentando entender o que eles falam hehehe Mas vou voltar falando tudo em inglês e francês =)

While I write, I keep trying to understand the english!

Abraços queridos...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Chegueii!!

Depois de quase 30 horas de viagem eu cheguei...
Ainda não tirei fotos. Amanhã prometo colocar algumas fotinhos aqui.

Bom... posso dizer que AGORA caiu a ficha. Quando eu cheguei na casa, larguei minhas malas e liguei a internet pra dizer que esta tudo bem, me deu um mega aperto no coração. Principalmente quando eu vi o rostinho do meu namors. Vai ser, com certeza, o maior desafio vivido por mim até agora.

A cidade é mais o menos o que eu esperava, pois já tinha visto muitos vídeos. Do avião eu reparei que tem muitas casas sendo construídas e árvores sendo derrubadas para fazer loteamentos. Como uma boa engenheira ambiental não pude deixar de notar hehehe 95% das construções são casas, tem pouquíssimos prédios.

O trânsito é um caos. Impossível dirigir por aqui. As pessoas, motos e carros andam todos juntos, sem sinaleiras, rótulas ou placas. E os carros andam muito rápido.

Vou morar na mesma casa que os estudantes que trabalham no escritório nacional da AIESEC. Somos ao total 8 pessoas, 6 homens e 2 mulheres. Um deles é um intercambista australiano.
To tendo muito dificuldade de entender o que eles falam. É mais fácil conversar com o Australiano. Eles riem o tempo de mim pois dizem que quando eu não entendo alguma eu sorrio "sweet" asuhsauhasuhas

A casa é bem simples, mas tem tudo que eu preciso: banheiro, chuveiro, cama... Vou dividir o quarto com a outra menina, e nós temos um banheiro no quarto =D Uma suíte. To chique na África. 
E adivinhem o que jantei?? Espaguetti com sardinha!

Amanhã eu achei que ia trabalhar, mas o Franck disse que vai me levar pra conhecer um pouco a cidade, trocar dinheiro e fazer o chip do meu celular.

Agora o clima esta agradável, parece que as noites são fresquinhas, mas de dia deve ser horrível, tipo 35 graus. E tem menos mosquitos que eu esperava tbm. Mas já passei o repelente.

Por hoje é isso pessoal. Mil beijos de saudade, já!! E obrigada pela força que meu amigos e familiares estão me dando!!