segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Praticando o Desapego!


Oi pessoal!!

Ontem era aniversário da Mayra e nós fomos a uma sorveteria comemorar. Fomos nós e os 10 chineses que estão aqui. =)


Ontem chegou a Sílvia, outra Brasileira que veio fazer um projeto social aqui. Ela mora bem pertinho da minha casa, então acho que vamos nos ver quase todos os dias. Jantamos ontem na casa de família que ela vai morar e comemos alguma coisa que eu nunca tinha visto e, até agora, não entendi o que é hehehe. É bom termos brasileiras por perto pra nos sentirmos mais em família.

Hoje completo uma semana aqui em Douala. Passou rápido! O intercâmbio não está sendo como eu imaginava. Mas isso é óbvio. A África é um lugar sem recursos (ou com poucas pessoas dominando esse recurso), e descobri que, apesar de eu não admitir, eu sou extremamente apegada aos confortos que eu tinha em casa e a segurança de ter tudo “sob controle”.  E é muito bom ter esse controle. É fácil falar para sempre se desafiar e sair da zona de conforto, mas não é tão simples por isso em prática.

Mas, se pararmos pra pensar, “ter o controle” é uma ilusão. O poder é uma via de duas mãos. Você tem o poder sobre a situação, mas a situação também tem poder sobre você. Quando você se vê em uma nova situação, no qual você não domina nada, não sabe como resolver e não tem seus amigos e familiares pertinho pra te dar um apoio, você perde o chão. E essa não é uma agradável situação. E nesse momento, se você tem escolha, você volta imediatamente pra a antiga situação.

Por exemplo, quem faz intercâmbio, sente um forte desejo de voltar para casa, para o conforto de casa, o carinho dos pais e namorados, enfim, para aquilo que ele conhece e sabe que é bom (ou que agora se deu conta do quanto é bom). Mas se deixar esse pensamento tomar conta, talvez deixe de viver uma experiência que reserva muitas coisas boas. Mas para vivê-las, é preciso desapegar do controle, do poder, e viver cada dia recebendo o que ele tem a lhe oferecer.

Por isso, percebo que a primeira lição que a África tem a me oferecer é o desapego. O desapego de tudo que eu tinha como certo e esperar o que o destino reserva de bom pra mim. E quem me conhece sabe, odeio não ter o controle sobre as coisas. É um desafio muito hard. Mas se Deus me colocou nessa situação, é porque ele sabe que eu estou pronta para vivenciá-la.

Queridos, sinto muita saudade de todos! Não é fácil ficar longe de quem amamos.
Um bom início de semana pra todos.

Mil beijos

Um comentário:

  1. Ah, o desconhecido!
    A aventura! E com ela os medos e as inseguranças. Mas como tu mesmo disse, é bom nos desafiarmos para aprender das situações diferentes. Mais adiante tu vai poder olhar pra trás e relembrar inúmeras situações. Com certeza é uma experiência muito rica! Boa aventura exploradora !!

    ResponderExcluir